Dia da Independência - um pouco de história
Postada em 01/09/2011
Como colônia de Portugal, o Brasil não podia fazer nada por conta própria; tinha que seguir, sem reclamar, as exigências do Pacto Colonial. Além disso, havia muita injustiça social no Brasil. Os ricos ficavam cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres, sem direito a nada. Os altos impostos que passaram a ser cobrados pela Metrópole quando foi descoberto ouro em nossas terras eram um absurdo!
O povo manifestava seu descontentamento contra o domínio português provocando revoltas em vários locais do Brasil.
Mesmo quando a família real veio para o Brasil, em 1808, e promoveu mudanças, como, por exemplo, elevar a Colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, os brasileiros continuaram a luta pela independência e por justiça social.
Em meados de 1820, uma revolução explodiu em Portugal e a Corte portuguesa teve que voltar à Europa. Porém, o rei português, Dom João VI, deixou seu filho, Dom Pedro, governando o nosso país como príncipe regente.
Durante os dois anos que se seguiram, Brasil e Portugal procuraram estabelecer acordos para resolver divergências entre os dois governos.
Mas, no dia 7 de setembro de 1822, ao voltar de uma viagem a Santos, Dom Pedro soube que o governo português anulara seus mais importantes decretos e exigia sua volta para Portugal. Tendo que escolher entre acatar a decisão ou romper os laços com Portugal, Dom Pedro escolheu a segunda opção - declarou a independência do Brasil.
