Projeto de Robótica na escola encanta alunos do ensino fundamental.

Postada em 13/04/2006

               Alunos de 5ª e 6ª séries tiveram hoje a oportunidade de conhecer o fascinante universo da robótica. Através do Profº Colvara conheceram um pouco sobre os robôs e puderam ver alguns modelos em funcionamento na aula.             

                A Escola Santa Mônica, reafirmando sua idéia de uma educação visando o futuro sem com isto perder seu lastro humano e pessoal, sempre atenta em oferecer a seus alunos o que de mais moderno existe em tecnologia aliada ao processo pedagógico, vem oferecer aos seus alunos os
cursos extra-classe de Robótica: montagem e programação de robôs.
               Trata-se de uma atividade de ensino de última geração, com tecnologia de ponta, a qual favorece enormemente o desenvolvimento de habilidades e prepara com consistência as necessárias competências para o futuro.
Sabemos que hoje em dia os alunos se apresentam cada vez mais dependentes de atividades prontas e finalizadas. Para superar isto a robótica oferece uma proposta pedagógica onde nada se apresenta acabado, tudo é inventado, tudo pode ser transformado, dependendo única e
exclusivamente da criatividade inata de cada criança, constantemente estimulada pelo professor que participa integralmente das atividades.
               O projeto que ora oferecemos entende que educar significa, também, preparar para o desempenho de funções numa sociedade cada vez mais tecnológica, passando a olhar o mundo de forma diferente, relacionando o conhecimento de sala de aula com o mundo ao seu redor, o que é, na prática, ensinar para a vida.
Sabemos que hoje em dia, ao jovem falta a percepção para compreender o mundo que o cerca, para a solução de problemas, de trabalho em equipe, de liderança e dinamismo, virtudes estas, extremamente valorizadas e necessárias na era da informação e da comunicação.
               Os exercícios propostos em Robótica estimulam a solução de problemas, diferentemente da velha idéia de que existe apenas uma maneira de fazer correto.
 

Nas equipes que se formam, cada membro determina o seu papel dentro do grupo:

- Engenheiro, responsável pela montagem e manipulação das peças de maneira a formar um robô que cumpra as tarefas sugeridas no desafio do dia;

- Especialista em Informação, responsável pela divulgação do trabalho frente aos outros colegas da turma,  ou o Líder de Equipe, que supervisiona as atividades e assegura que o projeto está andando de acordo com a agenda combinada;

- Especialista de Material que fica encarregado de administrar os recursos físicos;
 

- Programador que, através de uma linguagem especialmente preparada para o aprendizado faz com que o  robô se desloque e proceda da melhor maneira possível para a consecução dos objetivos da equipe.

               Todos os papéis são vividos por todos os alunos. Os grupos se alternam nas diversas montagens robóticas que são vivenciadas na prática.

As aulas de Robótica serão oferecidas em turno inverso, como atividade extra-classe, com no máximo 16 alunos/turma. Pais de alunos interessados em participar desta atividade devem entrar em contato com a secretaria da escola para obter maiores informações.