Estudantes praticam humanização e democracia
Postada em 07/10/2009
Os alunos da Escola Santa Mônica participam da simulação de um processo eleitoral com base nos direitos das crianças. A votação ocorre em instituições de ensino de outros estados e países. Reúne alunos de dez a 17 anos para a escolha de um candidato que tenha trabalhado neste tema. A atividade que resultará na entrega do prêmio Herói dos Direitos da Criança da Década foi utilizada em sala de aula por diferentes séries.
De acordo com a professora de Filosofia e Sociologia, Diná Lourençon, o projeto envolveu alunos do Ensino Médio para promoverem as etapas que envolvem um processo eleitoral. O primeiro ano se responsabilizou pela fiscalização e ética, já que os estudantes do último ano os representaram na campanha.
Foram realizados debates, pesquisas de opinião e divulgações por meio de cartazes. “Queremos mostrar outras realidades e humanizar as crianças”, afirmou Diná, que também é responsável pelo projeto na escola. Ao simular uma eleição eletrônica e secreta, as séries escolheram o candidato e confirmaram o voto na sala de informática.
Através do Portal Positivo a instituição de ensino em Pelotas tornou-se uma Escola Amiga Mundial desde agosto. O projeto integra as atividades da ONG Children´s World, fundada na Suécia em 1979.
Por ser a décima edição do prêmio Amigos da Criança, a organização decidiu homenagear neste ano o Herói dos Direitos da Criança da Década. A revelação do vencedor será no dia 20 de novembro, durante o aniversário de 20 anos da Convenção dos Direitos das Crianças da ONU.
Fonte: Diário Popular - Por Camila Almeida
