“Pais são de Marte, professores são de Vênus”
Postada em 09/04/2008
Para o coletivo.
Os pais modernos sofrem com a culpa de não estarem presentes por muito tempo, então pensam que o tempo que ficam com a criança não deve ser de cobranças, fazendo compensações através de bens materiais e acabam passando a mão na cabeça dos filhos criando a ilusão nas crianças de que podem tudo, acreditando assim que os professores tem que dar toda a educação. O pai manda o filho e este tem que vir com a lição pronta, limpinho, falando bom dia, boa tarde, por favor.
Professores relatam a dificuldade que os pais apresentam em escutar outras pessoas falando de seus filhos, é preciso ter muito cuidado, pois os pais tem resistência em entender quando o filho apresenta alguma dificuldade de aprendizado ou emocional, às vezes, acontece até um certo ciúmes da relação estabelecida entre criança e professor, os pais precisam entender que escola e família não estão em lados opostos.
Desta forma, faz-se necessário que a escola eduque também os pais, pois eles precisam entender e fazer parte deste processo educacional.Para isto é preciso que toda equipe escolar esteja em harmonia com a disciplina e princípios da escola para que não haja contradições, pois todos exercem papéis profissionais, estando assim comprometidos de forma ética.
O envolvimento da família com a escola é fundamental, mas por outro lado quando os pais fazem alguma crítica ou sugestão, nem sempre esta atitude é vista pelo professor como algo positivo, que possa fazê-lo parar e refletir sobre sua atuação, no sentido de crescer profissionalmente. Porém, estas situações fazem parte do processo de troca e os profissionais da educação precisam estabelecer uma linguagem clara para estabelecer um ambiente propício e informal que permita aos pais sentirem-se à vontade para se colocar, fazer perguntas e esclarecer dúvidas em relação aos filhos. A transparência nesta comunicação sempre proporcionará resultados positivos e somente esta parceria entre pais, profissionais e diretores poderá assegurar um bom ensino.
BibliografiaCAMPOS, Wagner. Pais são de Marte, professores são de Vênus. In: Gestão Educacional.Curitiba: Humana editorial, março de 2008.Síntese elaborada por: Letícia Bilhalba.
